segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Corto Maltese - um desafio, Armação de Pêra e uma homenagem a Hugo Pratt
























Armação... Corto Maltese.
Parecem coisas distantes, mas agradávelmente, durante as férias de Verão e na companhia do meu Pequenino David, surgiram-me aglutinadas, como um torrão de areia molhada a secar ao sol.
Enfim, temas assim associados, à beira mar, numa luz estival, só apetecem tactear, com ternura e prazer.
Foi desta forma que peguei no desafio de criar a imagem para o Palhota Café, ainda em construção, na Praia de Armação de Pêra onde cresci e que hoje aconchega também as primeiras corridas do meu Rapazote.
















Agarrei-o entre uma lufada de maresia e misturei-o no meu imaginário com uma reminescência de Corto Maltese, que hoje redescubro com um entusiasmo surpreendente.
Hugo Pratt é realmente um Mestre do desenho.














Aquele poder de síntese, o prazer da pincelada. Uma linguagem pura e ao mesmo tempo sensual e emotiva.
E para completar esta minha simpatia, entendo agora, tardiamente, que esta linguagem se foi construindo também nos cadernos de um Pratt viajante, de um livre espírito que despuduradamente invejo. Ainda gostava de um dia circundesenhar o mundo assim, com muita calma e tempo para pincelar.

Desta empreitada nasceu uma ante-proposta que ainda espera validação. Se for aprovada, ainda farei passar a escolha por um trabalho de vectorização que também só agora estou a aprender.



Mas quando dei conta, o fascínio de Corto já me tinha envolvido mais profundamente e não resisti a mimetizar os seus recursos de linha.

Aqui reproduzo alguns deles: o meu David "Maltese" - este meu reguilão bonito, justo e meiguinho - e outros desenhos disfrutados com gestos de Pratt, e muito gozo à mistura.

(Para veres outros esboços clica aqui)

Para o meu David, porque a liberdade, mais do que por palavras, ensina-se em gestos...

Com carinho

Nuno

Setembro de 2009




Sem comentários: