segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bater na Pedra como quem procura desbastar o supérfluo…












Na Oficina de Artes, no nosso âmago, no nosso jardim, procuramos hoje e sempre a “Opus Magna”.




Este poderia ser o lema da procura de uma mítica pedra filosofal, mas a nossa alquimia procura uma transmutação diferente.




A transformação de um estado e condição de oportunidade num estado de nova força e vitalidade, quem sabe, um dia, de felicidade.




Assim, e pela primeira vez, a pedra, rocha, calhau, esse agregado, natural de minerais ou um único mineral, com representatividade à escala, com volume suficiente, esse material singular com perenidade no espaço e no tempo – foi mote para uma Exposição e conjunto de actividades que contou com a obra escultórica de Carlos Bajouca, Abilio Febra, Hans Varela, João Antero e Moisés Paulo Preto, e claro está dos magníficos Autores da Oficina de Artes da AFID.




A mostra foi apresentada pelos próprios Autores que num gesto de ampla e vivida solidariedade ofereceram o valor da venda das suas obras a favor da missão social da Fundação AFID Diferença e dinamizaram um périplo de acções e iniciativas que culminaram, na Primavera de 2008, com diversos Workshops de trabalho em Pedra, orientados para Jovens com Deficiência.




Tal como Petra foi para os Nabateus, que nela viram para além da bacia entre montanhas, matéria-prima de uma obra soberba, queremos encontrar aqui, entre as nossas flores, canteiros e relvados, na companhia dos jovens que acolhemos, um espaço para o sublime, para a plena expressão, no nosso próprio tempo, do nosso mundo… de Magnas Maravilhas.





Se perdeu o evento pode sempre recordá-lo através destes links:

Fotos
Catálogo







Sem comentários: