terça-feira, 2 de junho de 2020

UM COMBOIO CHAMADO DESEJO




Um comboio chamado desejo ou o Amor também se encontra a 120km por hora é diferente da versão que provavelmente conheces – “ Um elétrico chamado Desejo” -  A Streetcar Named Desire, de Elia Kazan com Marlon Brando e Vivien Leigh, de 1951.
Nesta minha, improvisada entre as escalas dos autocarros frente aos Prazeres (onde curiosamente passam muitos elétricos :), oscila entre a profundidade e a superficialidade, entre o Amor, o verdadeiro, e a lascívia… entre o importante e o relativizável.
Não tenciono extrair daqui generalizações ou fórmulas. Falo disto porque é a verdade. Já me aconteceu; encontrar o amor a 120km hora.
A esta velocidade, se espirras, andas aproximadamente 30 metros com os olhos fechados, entregue ao destino, sem consciência ou controle sobre o que se passa em frente dos teus olhos.
São 30 metros às escuras.
Procurar amar a 120 Km hora é como dar um salto de fé numa furna escura de onde o mar se percebe apenas a sua voz e cheiro. E de repente, bater na água com força, tocar com os pés na areia e abrir os olhos para uma superfície em efervescência.
Encontrar o amor assim deixa marca, entre a dor e o prazer, e pouco tempo ou espaço para escolhas.
Num amor encontrado assim, há um misto de religiosidade e trauma.
É um acontecimento à escala planetária, como uma colisão, na força da trajetória, entre Vénus e Marte.
Contudo, se aprecias as viagens de comboio, sabes que esta velocidade desenfreada é sentida num estado de relativa imobilidade. Vive-se, aliás, viaja-se no maior dos confortos e tranquilidade mas, infelizmente, tristemente… sós.
Quando damos conta, neste comboio chamado desejo, quando acordas da torpeza desse sono de viajante, estás apenas só.
Olha! Parece que estou a chegar à estação!
Espreito pela janela e vejo as paredes azuis de uma luz mesclada que só conheço de Lisboa.
Mais um bocadinho e estou à tua porta!
Por essa estrada, nessa rua, à tua porta…
Viajo num comboio chamado Desejo mas tu és a minha Casa…

NQ

Sem comentários: